Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga é este moderno procurador regional eleitoral (PRE) responsável por fiscalizar as eleições por 2026 na Paraíba, atuando junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba. usando mandato por 1º por novembro por 2025 a 31 do outubro por 2027, ele já conta utilizando experiência na área, tendo exercido este cargo do procurador regional eleitoral em 2016, ano por eleições municipais.
conterraneo de Cáceres (MT) e radicado na de modo aíba desde criança, Marcos Queiroga é formado em Direito através Universidade Federal da de modo aíba (UFPB). Sua trajetória no Ministério Público começou em 2003 tais como promotor por Justiça no estado, passando depois ao Ministé especialmenterio Público Federal (MPF) em 2006. Ao longo Destes anos, atuou em diversas comarcas e procuradorias, até mesmo em Campina Grande, e chegou a chefiar a Procuradoria da República na Paraíba. Atualmente, ele é representante titular da 2ª Câmara por Coordenaçãeste e Revisãeste do MPF e coordenador substituto da Seção de Pesquisa e Análise da PR-PB, para além por incorporar o Núcleo por Combate à Corrupçãeste.
Em relaçãeste ao perfil ideológico, não há indicações públicas de que este alinhem a posições partidárias extremas, este de que sugere atuação pautada na legalidade e no compromisso institucional do Ministfoirio Público utilizando a defesa da justiça eleitoral e dos interesses Destes eleitores. tua experiência e cargos em áreas do combate à corrupção indicam foco em transparência e fiscalizaçãeste rigorosa do processo eleitoral.
Diante do complexo cenário eleitoral paraibano, com centenas do candidaturas proporcionais, majoritárias de modo a governo e senado, a expectativa é que Marcos read more Queiroga conduza seu mandato usando isonomia, atençãeste rigorosa à legislação eleitoral e atuaçãeste firme contra irregularidades. A Paraíba precisa do uma fiscalização qual garanta eleições limpas e confiáveis, protegendo o direito do eleitor e a integridade democrática. de modo a tanto, o histórico e o retrato técnico do procurador sugerem uma trajetória dedicada a tal missão, porém o acompanhamento atento da sociedade civil e da imprensa será fundamental para medir efeitos e eventuais tendências em sua própria atuação.
nosso é este momento por Marcos Queiroga mostrar não somente sua propriedade té especialmentecnica, porém sobretudo sua própria autonomia e compromisso usando a democracia paraibana, a ser um pilar institucional contra injustiças e fraudes nas eleições do próximo ano. A população e os atores políticos locais depositam nele uma grande responsabilidade, que deverá ser exercida usando transparência e rigor jurídico.